O processo de transferência de presas para um presídio feminino da região foi concluído quarta-feira (1) com a remoção de detentas de Alfenas.
Ao todo 31 encarceradas que estava na unidade local foram levadas para o Presídio de Botelhos, reformado nos últimos meses e ampliado para receber as mulheres privadas de liberdade.
Com isso os familiares passaram a ter 30 dias para retirar os pertences que ficaram no presídio local.
Via Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou a mudança. “Foi concluída na tarde dessa quarta-feira a transferência de todas as mulheres presas em unidades prisionais da 18 ª RISP para o Presídio de Botelhos. A transferência faz parte da criação de uma unidade exclusivamente feminina na região”, diz a nota enviada a imprensa no dia 2 de dezembro.
A medida ainda teve outros objetivos, como oferecer melhores acomodações às presas e diminuir a superlotação nos locais de origem.
As outras cidades com presídios e pertencentes a 18ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) são Andradas, Campos Gerais, Guaranésia, Machado, Monte Santo de Minas, Passos, Piumhi, Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso.
Presídio de Botelhos recebeu 133 detentas de unidades pertencentes a 18ª RISP (Foto: Ascom/Sejusp)