A edição 77 do boletim Indcovid, divulgado terça-feira (7) pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) confirma a tendência de alta nos principais indicativos da Covid-19 na região. A pesquisa ratifica o crescimento contínuo da doença em todas as regionais de saúde há 39.
Apenas a regional de Alfenas apresentou queda e estabilidade em novos óbitos, mas houve crescimento nas regionais de Pouso Alegre, com sete mortes recentes, e Varginha.
Ainda houve aumento de registro de mortes em Lavras e Itajubá.
Todos os dez municípios mais populosos do Sul de Minas apresentaram tendência de crescimento de registro de casos de Covid-19 nos últimos dias.
Enquanto isso o alto ritmo de contágio por tempo prolongado em população parcialmente vacinada e com reinfecções tem produzido e facilitado a circulação de variantes do SARS-COV-2 mais transmissíveis e resistentes à vacina.
Para os pesquisadores a circunstância foi criada pelo precoce afrouxamento no uso das máscaras e vacinação tem facilitado o espalhamento da subvariante BA.2 da ômicron, consolidando a nova onda de Covid-19.