Índice da pandemia aponta disparidade regional

22/10/2021 17:00

 Em divulgação realizada segunda-feira (18), a 44ª edição do IndCovid, indicou a desigualdade no combate a pandemia no Sul de Minas. O estudo da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) ainda apontou a tendência de queda de internações, óbitos e de novos casos do coronavírus no município.  

O relatório dos pesquisadores destaca que “a vacinação é a melhor solução para a pandemia. Nesse aspecto, pelos registros do vacinômetro da SES-MG, a região apresenta grande disparidade entre municípios. “É urgente que se esclareça o quanto isso se deve ao atraso na informação e o quanto é devido a estratégias equivocadas e ritmo lento na vacinação”, alerta.

Considerando a população total a cidade de Minduri, por exemplo, é a primeira em vacinação completa de toda a população, com 90% de cobertura. Já Conceição do Rio Verde é a última colocada - 39%. 

Entre os dez municípios mais populosos do Sul de Minas, Poços de Caldas registra a melhor marca, com 57%, enquanto Alfenas tem a pior, com 39%. Outro exemplo é a dose de reforço na população com 70 anos ou mais: Poços de Caldas registra 48% de cobertura e Alfenas 0%. 

SITUAÇÃO EPIDÊMICA - Na região a semana de 18 de outubro iniciou com diminuição na tendência de novos casos, apresentando 149 registros diários. Todas as regionais continuaram com tendência de queda na incidência. 

Em internações, passou de estabilidade para crescimento (determinado pela regional de Pouso Alegre), apresentando média diária de 20 novas internações. As regionais de Alfenas e Passos, que na segunda-feira anterior estavam em crescimento, voltaram à diminuição, situação em que permaneceu a regional de Varginha.
 
Em novos óbitos, registrou-se queda com uma média de 3 novas mortes por dia. Apenas a regional de Passos apresentou tendência de estabilidade em novos óbitos - as demais com diminuição.

MAIORES CIDADES - Nos dez municípios mais populosos da região a tendência de crescimento ocorreu apenas em Três Corações, com estabilidade em Lavras, e diminuição nos demais municípios (Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos, Itajubá, Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas). 

A maior média de casos novos por dia na semana foi em Pouso Alegre com 12,9 e a menor em Três Pontas com 0,1. Em novas internações, Poços de Caldas e Varginha apresentaram estabilidade, e os demais, diminuição (Pouso Alegre, Passos, Lavras, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas). 

Itajubá teve a maior média diária de novas internações com 1,4, enquanto que Pouso Alegre, Alfenas e Três Pontas a menor com zero. Em novos óbitos todos os municípios permaneceram com tendência de queda. Não registraram nenhum óbito na semana anterior à 18 de outubro os municípios de Poços de Caldas, Varginha, Lavras, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas. Pouso Alegre e Passos apresentaram uma média de 0,3 novos óbitos por dia na semana (2 em sete dias) e Itajubá 0,1 (1 em sete dias).






Arty Web ® - Desenvolvendo Soluções em TI