Divisa Nova implanta monitoramento por câmeras

12/12/2021 13:27

Mais uma cidade da região conta com o serviço de videovigilância: Divisa Nova. A inauguração do sistema ocorreu em 8 de dezembro, data do 83º aniversário do Município. 

No total são 13 câmeras de alta resolução instaladas em em pontos estratégicos, como entradas e saídas, e a sala de  monitoramento. O equipamento é operado em parceria entre a Prefeitura local e Polícia Militar. 

O controle é operado a partir da sede da corporação, de onde é possível verificar o movimento e a comunicar mais rapidamente as equipes em patrulha sobre algum fato suspeito. Os policiais militares terão acesso, em tempo real, das imagens também em tablets disponíveis nas viaturas. 


Município investiu em equipamentos e cedeu funcionários para o monitoramento no quartel da PM 

De acordo com o comandante do destacamento, sargento Vilmar Caponi, o sistema tem a capacidade de fazer leitura de placas de veículo. Em razão disto será interligado ao setor de videovigilância de Alfenas, baseado na Secretaria Municipal de Defesa Social (Guarda Municipal). "Esperando  a homologação pra entrar no sistema hélios", acrescentou. 

Para ele a instalação das câmeras proporcionará o aumento da sensação de segurança na comunidade e permitir o planejamento de ações e operações preventivas por parte da Polícia Militar. "Vai auxiliar na elucidação de eventuais crimes que ocorrerem na cidade", completou. .

Numa etapa posterior o monitoramento será direcionado para zona rural, com câmeras e pontos de estradas vicinais. Com isso será possível o controle das vias do município e a melhoraria da segurança das propriedades rurais.

Todo o equipamento foi adquirido pela Prefeitura de Divisa Nova, ao custo de cerca de R$ 170 mil. Funcionários públicos também foram disponibilizado pelo Município para o trabalho na sala  de monitoramento.

Participaram da inauguração o tenente coronel Jardel Trajano (comandante do 29° Batalhão da PM de Poços de Caldas), tenente Sandro Wesley de Oliveira, (comandante da 242ª Companhia de Botelhos, sargento Vilmar Caponi, prefeito José Luiz de Figueiredo, vice-prefeito Vanderlei Carlos Machado, presidente Câmara Municipal, Renato Leal de Souza, vereadores, representantes do CONSEP (Conselho de Segurança Pública), servidores municipais, dentre outros.


Coronel Jardel Trajano, prefeito José Luiz de Figueiredo, sargento Vilmar Caponi,

tenente Sandro Wesley de Oliveira, dentre outras autoridades presentes na inauguração





Arty Web ® - Desenvolvendo Soluções em TI