Na tarde de sexta-feira (29) a Delegacia Regional de Alfenas inaugurou a Sala de Depoimento Especial, durante solenidade que contou com a presença de autoridades. O ambiente estilizado acolhe vítimas ou testemunhas de violência.
O local recebeu pintura e móveis infantis, além de brinquedos, a fim de que as crianças atendidas não fiquem constrangidas e tímidas no espaço policial. Profissionais de assistência social e psicologia fazem o atendimento, enquanto a equipe da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher) acompanha tudo numa sala ao lado através do sistema de monitoramento em alta resolução e capacidade para até 30 dias de gravação ininterrupta, explicou a delegada Rafaela Franco.
Ambiente estilizada na Delegacia Regional de Alfenas para depoimentos de crianças
Como destacou o delegado-geral do 18º Departamento de Poços de Caldas, Edson Rogério de Morais, a cidade é a quarta da região a receber sala. Ele destacou que o serviço aperfeiçoa as apurações, uma vez que as vítimas, especialmente de violência sexual, tem dificuldade em fazer os relatos.
Já a deputada estadual Delegada Sheila, que destinou emendas parlamentares impositivas para viabilização de 15 salas, lembrou que o ambiente visa também evitar que a pessoa repita o fato sofrido várias vezes. Segundo ela, é comprovado que a vítima narra no mínimo nove vezes a história para as autoridades. "Isso se chama revitimização", acrescentou.
Emenda da deputada Delegada Sheila viabilizou a instalação de 15 salas no Estado
Presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate a Pedofilia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a parlamentar lembrou estatísticas tristes para o Brasil. "Vivemos no país que ocupa a 5ª posição entre os que mais maltratam as mulheres e campeão em pornografia infantil na internet", citou.
No entanto avalia como "grande avanço" as delegacia especializadas, que na opinião dela ampliam o atendimento além da vítima, tendo em vista que a violência doméstica tem reflexo em toda família.
deputada Delegada Sheila, delegado regional Márcio Bijalon, Carmem Romana e tenente-coronel André Luiz
Presente, o prefeito Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia) garantiu a sequência do apoio do Município às forças de segurança. "Feliz por mais esta parceira. Podem ter certeza que a Prefeitura de Alfenas sempre estará ajudando a Polícia Civil e Polícia Militar", completou.
Márcio Bijalon, delegado regional, agradeceu a presença dos convidados, o empenho da deputada Delegada Sheila, e disse que as parcerias garantem o trabalho ininterrupto da Polícia Civil.
Também marcaram presença o comandante do 64º Batalhão, tenente-coronel André Luiz da Silva e a presidente do Consepa (Conselho Municipal de Segurança Pública de Alfenas), Carmem Romana Esteves Rocha.
Ao lado da Sala de Depoimento fica o sistema para monitorar e gravar as crianças
Várias pessoas acompanharam a solenidade na sede da 2ª Delegacia Regional de Alfenas