Alfenas: Máscara facial deixa de ser obrigatória

02/08/2022 17:47

Menos de dois meses após exigir a máscara facial em alguns ambientes, a Prefeitura de Alfenas decretou em 28 de julho o fim da então obrigatoriedade. A justificativa para a decisão é a queda dos principais indicadores da Covid-19 no município.

O decreto 3.240, assinado pelo prefeito Fábio Marques Florêncio, revoga o 3.214, de 10 de junho, que determinava a utilização do item de proteção nas instituições de ensino e no transporte coletivo, além dos estabelecimentos e unidades de saúde locais.

No entanto o documento pede a manutenção de medidas consideradas importantes e eficazes para conter o avanço da doença. São elas: higienização das mãos, uso de álcool 70º, evitar aglomerações, manter o distanciamento social e evitar locais fechados e com pouca ventilação.

Anteriormente as decisões relacionadas ao tema ocorreram há cerca de cinco meses. Em 31 de março o Município determinou que profissionais das instituições de ensino públicas e privadas, além de funcionários de estabelecimentos comerciais do gênero alimentício, tinham que obrigatoriamente usar máscara.

Dois dias antes (29) já havia um decreto prevendo a não obrigatoriedade da mesma em ambientes internos, porém estabelecendo dois pontos onde o item era indispensável: locais de prestação de serviço de saúde (públicos e privados) e no transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso – embarque e desembarque.

Em 11 de março a Prefeitura de Alfenas tinha tirado a obrigação do item em áreas externas.


Melhora dos indicativos da Covid-19 levou à desobrigação do uso da máscara de proteção em Alfenas 







Arty Web ® - Desenvolvendo Soluções em TI