Alfenas decreta fim da emergência sanitária

05/05/2022 16:30

A situação de emergência em saúde pública foi encerrada em Alfenas via decreto, editado em 4 de maio, doze dias após o Ministério da Saúde emitir medida semelhante para todo o país.

O decreto municipal foi assinado pelo prefeito Fábio Marques Florêncio. Com isso estão desobrigadas as medidas de 17 de março de 2020, quando foram adotadas uma série de normas de prevenção, como o uso de máscaras e álcool gel, restrições a festas e aglomerações, além da facilitação para a compra de medicamentos e equipamentos hospitalares.

Porém, de acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde poderá resolver, via resolução, sobre a continuidade das ações de contenção e enfrentamento a doença pandêmica. Para tanto há o amparo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Em 22 de abril o Ministério da Saúde decretou o fim da emergência de saúde pública no Brasil. Segundo o órgão, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião foi ressaltado que a medida não significava o fim da Covid-19, sendo que o Ministério da Saúde seguia vigilante e preparado para o caso de necessidade de novas decisões.






Arty Web ® - Desenvolvendo Soluções em TI